Palavra chave

sábado, 12 de novembro de 2016

Resultados e fotos: XVI Campeonato Brasileiro e XII Sul-americano de Salvamento Aquático




Veja a galeria de fotos  galeria 01  /  galeria 02

Santa Catarina foi palco, nesta sexta-feira e sábado (11 e 12/11) do XVI Campeonato Brasileiro e o XII Sul-americano de Salvamento Aquático – SOBRASA Rescue. No primeiro dia, no complexo esportivo da Unisul de Palhoça (Universidade do Sul de Santa Catarina), foram realizadas as provas de piscina. A segunda etapa foi realizada na praia Jurerê Internacional, em Florianópolis.

Os atletas de 16 estados do país mostraram entusiasmo e disposição durante as provas técnicas que simulam o serviço dos Guarda-Vidas, testam a resistência, técnica e explosão muscular dos atletas.

Provas de Piscina:
- 50m manequim carry
- 100m manequim carry com nadadeiras
- Revezamento 4x25m
- Revezamento 4x50

Provas na Praia:
Aquathlon
- Salvamento com pranchão
- Salvamento com lifebelt
- Corrida à nadadeira

Há ainda a premiação do Guarda-Vidas de Aço (resultado da pontuação das melhores provas) e por equipes.

Este ano a delegação de Santa Catarina consagrou-se Campeã Geral, seguida do Rio de Janeiro e Bahia.

Confira todos os resultados AQUI.
Fotos: Link 01
           Link 02

O Comandante-Geral do CBMSC, Coronel BM Onir Mocellin, acompanhou todas as etapas e afirmou que “as atividades que realizamos aqui são similares ao dia a dia do Guarda-Vidas, enquanto ele está treinado e estimulado ele está preparado para salvar. Também queremos mostrar ao público o preparo dos homens e mulheres que trabalham nas praias e balneários e sem dúvida farão uma grande Operação Veraneio, nunca esquecendo de prevenção.”

Saiba mais sobre a SOBRASA (Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático) AQUI.


Créditos: Centro de Comunicação Social do CBMSC

Em Jurerê: tem início o segundo dia de provas do XVI Campeonato Brasileiro e o XII Sul-americano de Salvamento Aquático



Foi dada a largada na manhã deste sábado (12/11), na segunda etapa do XVI Campeonato Brasileiro e o XII Sul-americano de Salvamento Aquático, na praia de Jurerê Internacional.

A primeira prova foi o Aquathlon, que consiste em 3 etapas: corrida de 1km na areia, nado de 1km no mar e finaliza com outra corrida de mais 1km. Para cumprir essa prova é necessário dinamismo e rapidez.

Os atletas de 16 estados do país mostraram entusiasmo e disposição durante a prova.

Fique por atento das próximas notícias para saber os resultados das competições.

Fotos: Link 01
            Link 02


Créditos: Soldado BM Maraysa – CCS do CBMSC
Fotos: Soldado BM Glauco


sexta-feira, 11 de novembro de 2016

Resultados das provas de piscina: XVI Campeonato Brasileiro e o XII Sul-americano de Salvamento Aquático





Finalizadas as provas de piscina desta sexta-feira (11/11) do XVI Campeonato Brasileiro e o XII Sul-americano de Salvamento Aquático, no complexo esportivo da Unisul.


O Comandante-Geral do CBMSC, Coronel BM Onir Mocellin, fazendo o uso da palavra, acrescentou a importância do evento e o comprometimento e a garra de todos os atletas. Agradeceu os que vieram de longe e convidou para que todos estejam presentes amanhã  (sábado - 12/11) para acompanhar as provas de praia em Jurerê Internacional.


Fotos: Link 01
           Link 02

Créditos: CCS do CBMSC



Reunião Nacional da Coordenadoria de Atendimento Pré Hospitalar (APH)









Na tarde desta sexta-feira (11/11) foi realizada a Reunião Nacional da Coordenadoria de Atendimento Pré-Hospitalar (APH), presidida pelo Tenente Coronel BM Helton de Souza Zeferino, Comandante do 1º Batalhão de Bombeiros Militar em Florianópolis, no XVI SENABOM.


A principal deliberação foi relacionada à fundação do Comitê Nacional de APH (CONAPH), como grupo de assessoria à Liga Nacional dos Comandantes-Gerais dos Corpos de Bombeiros Militares de Brasil.


O Tenente-Coronel Alexandre Costa Guedes, do Corpo de Bombeiros Militar de Brasília, apresentou o papel do Bombeiro Militar socorrista na política nacional de atenção às urgências (PNAU) e o Major BM Petrus relatou as vantagens da atuação integrada dos Corpos de Bombeiros Militares do Brasil com os demais órgãos. Os debates foram em tono do tema: O que pode ser oferecido de melhor para a sociedade?


Ao final da reunião, os sócios fundadores, os militares presentes na reunião, assinaram a ata da que criou o Comitê Nacional de Atendimento Pré-Hospitalar.




Créditos: 1° Tenente BM Heloísa / Fotos: Soldado BM Glauco

Prova Bombeiro de Aço movimenta o último dia do XVI SENABOM







Uma das provas mais conhecidas nas organizações de Bombeiros pelo mundo é o “Bombeiro de Aço”. Também conhecida como Bombeiro Durão ou Bombeiro de Ferro, a competição exige muita resistência física e um bom preparo do participante.

Durante o XVI SENABOM a prova teve um total de 70 inscritos, sendo 16 mulheres. Os inscritos vieram de 11 Estados, nas categorias Feminina e Masculina, 18 a 35 anos e acima de 35 anos de idade.

Na organização da ação foram empregadas 35 pessoas que trabalharam para que tudo ocorresse de maneira eficiente.


Confira os resultados:

Categoria Feminina
1º Lugar: Mônica Barbosa Rodrigues – GO
2º Lugar: Sara Carneiro Gomes – DF
3º Lugar: Agda Priscila Ferreira – SP

Categoria Masculina / 18 a 35 anos
1º Lugar: Willian Braviano Maria – SC
2º Lugar: Tiago Francisco Maproques Freire – PR
3º Lugar: Breno Marcelo Moreno Silva – DF

Categoria Masculina / mais de 35 anos
1º Lugar: Bruno Danilo Moreno Silva – DF
2º Lugar: Bernardo Queiroz Veigas – DF
3º Lugar: Gilberto Lopes dos Santos – SP

Classificação Geral das Equipes
 1º Lugar: GO
2º Lugar: DF
3º Lugar: SP
4º Lugar: SC
5º Lugar: TO

Créditos: 3° Sargento BM Ewerton de Oliveira / Fotos: Soldado BM Glauco / CCS do CBMSC

Carlos Hilsdorf: encerramento do XVI SENABOM










A última palestra do XVI SENABOM trouxe o pesquisador do comportamento humano Carlos Hilsdorf, que, unindo aspectos lúdicos e conceituais, trouxe muitas reflexões sobre o trabalho dos bombeiros.


Tecendo considerações filosóficas sobre a vida e o aproveitamento do tempo, o conferencista interagiu com o público, convidando os participantes para dinâmicas.


Um dos destaques foram os pensamentos acerca da tomada de decisões, considerando que “costumamos nos preocupar com coisas que estão muito à frente”.







Créditos: Soldado BM Maria Gabriela / Fotos: Soldado BM Glauco / CCS do CBMSC

FECABOM assume nova diretoria durante o XVI SENABOM



Na tarde desta sexta-feira (11/11), ocorreu durante o evento do XVI SENABOM a posse da nova diretoria da FECABOM (Federação Comunitária Catarinense de Bombeiros).

Foi apresentado pelo Major BM Laureano (respondendo pelo Conselho Fiscal) o Balanço Patrimonial de 2015, revisado e aprovado pelo Conselho.

A posse da nova diretoria mantém frente à Federação o Senhor Rudi Nodari, por mais 2 anos, como presidente. Foram definidos também no mesmo ato os componentes do Conselho Fiscal.  

Na ocasião o Tenente Coronel Sandro Martins fez um agradecimento especial à FECABOM, em nome do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC), pelo apoio prestado na realização do XVI SENABOM.

O presidente, Senhor Rudi Nodari, agradeceu a oportunidade e cumprimentou os membros da nova diretoria e encerrou o ato frisando a importância da parceria solidária entre a Federação e o CBMSC.



Créditos: Soldado BM Maraysa - CCS do CBMSC

Fotos: Soldado BM Moritz

Último dia do SENABOM trouxe a palestra do Coronel Leite, protagonista do Desafio em Dose Dupla – Brasil, da Discovery Channel



Na manhã desta sexta-feira (11/11) foi realizada a palestra mais esperada no XVI SENABOM, com o Coronel Leite da Força Aérea Brasileira (FAB).

Coronel Leite é especialista em resgate e salvamento e por seu destaque nos serviços prestados na FAB, foi convidado para ser protagonista do programa Desafio em Dose Dupla – Brasil, da Discovery Channel.

O palestrante agradeceu o convite e a oportunidade de participar e contar sua história no evento. O tema da palestra foi Desafio e superação: Transformando obstáculos em resultados.

O Coronel Leite iniciou a palestra contando como foi sua trajetória de vida e o caminho que precisou percorrer para alcançar seus objetivos e seus sonhos. Convicto que seu lugar era na FAB, batalhou para fazer a diferença e vencer as barreiras que encontrou.

O Coronel compartilhou com os congressistas missões especiais que precisou cumprir, como identificar índios brasileiros na divisa com a Venezuela e subir 2 vezes o Pico da Neblina, local mais alto do Brasil, e o quanto é necessário trabalhar a mente e o corpo para se manter sempre motivado e realizado. Explanou sobre os passos da desistência e o quanto isso pode ser prejudicial para o sucesso.

A palestra foi finalizada com palavras motivadoras e com a mensagem de que devemos sempre lutar por nossos sonhos e nunca deixar de sonhar e também que podemos nos realizar todos os dias, seja com novos desafios ou fazendo a mesma coisa, desde que seja algo que nos deixe realizado.

Ao final palestra, o Coronel foi agraciado com uma lembrança do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina pelas mãos do Tenente Coronel BM Sandro Martins, idealizador do XVI SENABOM e pela Soldado BM Carolina Licursi, uma grande admiradora do palestrante.


Créditos: Sd BM Maraysa Alves - CCS do CBMSC

Fotos: Sd BM Moritz e Sd BM Glauco

Tem início o XVI Campeonato Brasileiro e o XII Sul-americano de Salvamento Aquático








Acontece nesta sexta-feira (11/11), no centro esportivo da Unisul (Palhoça), a primeira etapa do XVI Campeonato Brasileiro e o XII Sul-americano de Salvamento Aquático.


O evento que teve início pela manhã, e conta com a participação de 19 equipes e aproximadamente 300 atletas de 16 Estados do país, que competem em 13 categorias dividas por sexo e idade. Ao longo do dia serão disputadas quatro modalidades, confira quais são as provas de piscina:


- 50m manequim carry
- 100m manequim carry com nadadeiras
- Revezamento 4x25m
- Revezamento 4x50


Amanhã (12/11) o evento continua com as provas de praia, em Jurerê Internacional (Florianópolis).


Durante a programação serão divulgados no blog do XVI SENABOM mais detalhes desta competição.


Fotos: Link 01
           Link 02


Créditos: Soldado BM Tainara Monteiro / Fotos: Soldado BM Jackson Jacques / CCS do CBMSC

quinta-feira, 10 de novembro de 2016

Palestras técnicas e informativas na tarde de quinta-feira do XVI SENABOM



Durante toda a tarde desta quinta-feira (10/11) os participantes do XVI SENABOM puderam participar de diversas palestras técnicas e informativas. O CCS do CBMSC descreve algumas delas. 









SISDC Mobile: uma ferramenta de apoio aos municípios para gestão de desastres
Tenente Coronel Edemilson de Barros – Paraná


Durante a explanação o palestrante explicou as principais funcionalidades do SISDC Mobile: sistema da Defesa Civil que permite aos agentes municipais cadastrarem dados sobre suas localidades. O militar explicou que quanto mais detalhadas e precisas forem as informações sobre cada município, mais aperfeiçoado se torna o plano de contingência gerado.

O aplicativo utiliza orientação via GPS, sendo possível repassar as coordenadas exatas dos locais onde foram coletados dados como áreas de atenção, abrigos e residências.



Utilização de backup no mergulho de Segurança Pública : um sopro na vida dos mergulhadores
1º Tenente BM Michael Magrini

O palestrante apresentou a proposta da utilização de um dispositivo chamado de Spaire Aire, que se trata de um mini cilindro reserva de ar comprimido, cuja função é dar um suporte de ar em situações de incidentes durante o mergulho, para uma subida de emergência. No Brasil não é rotineira a utilização deste equipamento.

Na ocasião foi apresentada a pesquisa que aponta que nos últimos 10 anos ocorreram 947 mortes de mergulhadores, sendo 41% delas por falta de suprimento de ar comprimido, e mais da metade no momento da subida à superfície.

A autonomia deste equipamento é de 2 a 3 minutos, tempo considerado pelos mergulhadores como suficiente para fazer o retorno com segurança. O backup ainda está em processo de análise, no que se refere ao local em que o mergulhador irá acoplar o aparelho, uma vez que precisa ser confortável e de acesso rápido e fácil.

O principal objetivo da palestra foi o de atentar para segurança dos mergulhadores e preservar o bem maior da corporação: a vida dos bombeiros.



Emprego do aparelho soprador no combate a incêndio florestal
Major Rogério Lima de Araújo - Paraná

Durante a palestra foram abordadas as diferenças entre o aparelho soprador e o aparelho nebulizador no combate a incêndio. O militar citou que a maior diferença entre os dois é a eficácia e a velocidade, e se destaca por estas características o aparelho soprador. Apresentou ainda imagens do satélite Aqua e Terra entre 2008 e 2009, com a quantidade notória focos de incêndio florestal em relação ao resto do mundo, o que rendeu ao Brasil neste período o primeiro lugar no ranking mundial.

O palestrante demonstrou, por meio de um vídeo gravado na região rural do Paraná, o funcionamento do soprador, e foi visível a eficiência do aparelho, demonstrando extinguir o foco de incêndio com precisão e rapidez. Citou ainda como exemplo o sopro na chama de uma vela



Aplicativo FireCast CBMSC
1º Tenente Juliana Kretzer – Santa Catarina

A Tenente do CBMSC apresentou o aplicativo desenvolvido pela Divisão de Tecnologia da Informação (DiTI), o FireCast, que integra a comunicação entre a Central 193 e as guarnições de serviço, fazendo com que os atendimentos sejam efetuados de forma mais rápida e eficiente pela Corporação.

O objetivo da nova tecnologia é de diminuir o tempo resposta dos despachos das ocorrências e facilitar a troca de informações entre as guarnições e as centrais, uma ação que garante melhores serviços à população. O aplicativo também pode mapear locais onde são registradas mais ocorrências e gerenciar equipes.

Em toda a entrada de serviço o bombeiro responsável vai fazer o cadastro no aplicativo pelo sistema E-193, se tornando responsável pela sua viatura de serviço. Quando for solicitado para a ocorrência o Cobom (Central de Operações do Bombeiro Militar) vai gerá-la no sistema e imediatamente os dados aparecerão no celular, enviando um sinal sonoro, informando todos os dados da ocorrência e um mapa mais rápido até o local.

Foi apresentado também FireCast Comunidade, que é disponibilizado para download de forma gratuita e alerta sobre todas as ocorrências geradas para a região escolhida para a população ficar por dentro das ocorrências que os bombeiros atendem na região de seu interesse.
Assista a um vídeo sobre o aplicativo CLICANDO AQUI.



O uso progressivo da força na atividade bombeiro militar: segurança no tratar de vidas.
Capitão Marco Rogério Scienza - Pará

A palestra do Capitão do Corpo de Bombeiros Militar do Pará apresentou um tema pouco debatido entre as corporações: a defesa pessoal para bombeiros.

Comumente no atendimento de ocorrências, bombeiros se deparam com situações em que há a necessidade de enfrentamento e/ou contenção de pessoas. Essas ocorrências acontecem geralmente com pacientes psiquiátricos, suicidas, alcoolizados, drogados ou em situações de grande estresse. O uso da força nessas situações deve ser legal, necessária, proporcional à resistência oferecida e conveniente.

O palestrante falou ainda da falta de literatura no assunto e na importância de implementar na formação do bombeiro militar o curso de Defesa Pessoal. No estado do Pará os bombeiros já recebem essa capacitação voltada para situações em que o bombeiro necessite se defender ou intervir através do uso progressivo da força.



Palestra SOS Sul: Nova geração de ferramentas
Marco Aurélio

O representante da marca Weber Rescue, Marco Aurélio, apresentou a nova geração de ferramentas hidráulicas disponíveis para resgate veicular.

Com alta tecnologia, as novas ferramentas de corte hidráulico agora são mais leves e possuem mais força, garantindo melhor desempenho durante as atividades de resgate. Também foram lançadas as ferramentas a bateria, que possuem a mesma força das ferramentas ligadas à motobomba.
O palestrante reforçou a necessidade de fazer a manutenção preventiva das ferramentas para garantir sempre o melhor atuação nas ocorrências.



Resgatécnica: inovações no Resgate Veicular
Oscar Campillo

O representante da empresa Holmatro apresentou as novas tecnologias oferecidas para a atividade de resgate veicular considerando os principais desafios da atualidade: carros com aço endurecido, a grande capacidade de deformação durante os acidentes e outros.

Para enfrentar estes desafios, a empresa apresenta a série 5000, que possui ferramentas com novos desenhos, materiais (como alumínios especiais), iluminação integrada com lâmpadas LED e ergonomia diferenciada (menos peso e melhor manuseabilidade).



NFPA – Últimas tecnologias e como elas vão ajudar no combate a incêndios
Curt Floyd

Foram abordados sistemas utilizados na década passada, e que hoje não utilizamos mais, como celulares grandes e pesados e hoje smartfones de última geração. Cirou-se ainda sistemas cibernéticos e tecnologias que funcionam por meio de sensores.

Saiba mais CLICANDO AQUI.





Créditos: Soldado BM Maria Gabriela / Soldado BM Tainara Monteiro / Soldado BM Maraysa – CCS do CBMSC  / Cabo BM Glaucia Krueger - B5 do 1° Batalhão

Fotos: Soldados BM Jacques / Soldado BM Moritz / Soldado BM Glauco

Segundo dia de provas de certificação dos cães de Busca e Resgate





Pelo segundo dia consecutivo os binômios (condutor e cão) de vários Estados do Brasil estão sendo submetidos a provas para Certificação Nacional de Cães de Busca, na modalidade rural. 

As provas são realizadas em uma área de aproximadamente 50.000 m² de mata fechada, ao lado do Centro de Eventos Governador Luiz Henrique da Silveira, onde ocorre o XVI SENABOM.

No total serão três dias, nos quais os 22 cães serão submetidos a avaliações de árbitros de vários Estados. Ontem (quarta-feira - 09/11) as provas foram de obediência e destreza do cão, em um circuito de agility e durante a noite realizaram busca rural.


Créditos: 3° Sargento BM Ewerton de Oliveira - CCS do CBMSC

Fotos: Soldados BM Jacques

Manhã de palestras no XVI SENABOM


Nesta quinta-feira (10/11) a manhã do XVI SENABOM foi movimentada por palestras com os autores dos trabalhos científicos selecionados e dos expositores da feira, que trouxeram novidades, produtos e inovações para o trabalho dos bombeiros.

A maior parte dos produtos está exposta no local do evento, na FIPIE - Feira Internacional de Prevenção de Incêndios e Emergências.

A equipe do Centro de Comunicação Social do CBMSC acompanhou algumas delas, trazendo um breve relato.












Avaliação de desempenho de sistemas de controle de fumaça por modelagem numérica
Major Leandro Magalhães Mariani – Distrito Federal

O palestrante, que desenvolveu um trabalho pela Universidade de Coimba (Portugal), mostrou uma simulação de incêndio em uma edificação de quatro pavimentos considerando uma das maiores ameaças à vida em uma situação como esta: a alta concentração de fumaça.

O escoamento da fumaça do ambiente foi simulado em alguma situações, utilizando o aplicativo FDS (Fire Dynamics Simulator) em situações com e sem controle de fumaça.



Gestão de Crise: Conceitos e Paradigmas
Major Waldeci Gouveia Rodrigues – Minas Gerais

“Quebrar o senso de poder sobre as coisas (todas as viaturas, materiais e pessoal estão à disposição do atendimento e da comunidade, não são de propriedade particular), sentar e planejar, exercitar e simular”. Com esta síntese o palestrante pontuou as principais práticas que devem ser aplicadas nos quartéis e comandos para a melhoria na resposta a situações de crise.

Apresentando os conceitos, teorias e paradigmas das situações críticas, o Major defende ainda o comando unificado, no qual poderão ser delegadas competências situacionais aos especialistas no momento dos atendimentos, mas centrando as decisões em um único local.



Gestão eletrônica de documentos no CBMAL: As vantagens da eliminação do papel no trâmite documental
Capitão José Tenório de Barros Filho - Alagoas

O objetivo maior com relação a eliminação dos papéis nos trâmites documentais, segundo o palestrante, é melhorar a agilidade dos sistemas e facilitar a integração das informações, livrar a administração dos problemas ocasionados pela burocracia dos papéis para investir no desenvolvimento de aplicativos que facilitem tanto o serviço operacional quanto o administrativo.

O sistema já existe ativamente, por meio de portaria no Estado, há mais de três anos. Segundo o oficial, existe também uma preocupação com uma parte da corporação que ainda não está adaptada com este sistema altamente informatizado: eles acabam trocando o estafeta pelo operador dos computadores, a fim de que todos aprendam e estejam atualizados com o novo sistema. Assim, os bombeiros têm acesso a todas as informações ao mesmo tempo, facilitando o atendimento à população.



Descontaminação de artigos em um serviço de atendimento pré-hospitalar do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas.
Soldado Willienay Tavares Costa - Alagoas


O trabalho científico desenvolvido pelos militares do Corpo de Bombeiros de Alagoas baseia-se em conscientizar a todos da importância de fazer a assepsia correta tanto das viaturas quanto do próprio Equipamento de Proteção Individual (EPI). A pesquisa foi feita com as guarnições do atendimento pré-hospitalar, na qual foi feito estudo de campo com a coleta de dados de 16 guarnições do quartel.

Os principais produtos utilizados para assepsia das viaturas foram: álcool 70% (o mais utilizado por ser de nível intermediário de eficácia), germicidas, água sanitária, desinfetante, água e sabão e o menos utilizado por questão de custo, mas não menos importante, o detergente enzimático.

A palestrante citou ainda que devemos adotar sete passos para lavar as mãos antes e depois das ocorrência para que possamos manter uma boa assepsia: lavar a palma das mãos, o dorso, entre os dedos, os polegares, as articulações, unhas e punhos. Salientou ainda a dificuldade da guarnição em manter a limpeza dos equipamentos como coxins, aparelhos de vetilação entre outros.



Proposta de um sistema informatizado para dispositivos móveis com foco na gestão dos recursos do serviço de salvamento aquático do CBMSC
2° Tenente Marco Aurélio Lino Massarani

O palestrante apresentou uma proposta de elaboração de um sistema informatizado para dispositivos móveis (celulares e tablets). A nova tecnologia tem o intuito de melhorar a gestão dos recursos que são utilizados durante na operação veraneio para tornar mais eficiente o serviço de salvamento aquático nas praias e balneários.



Palestra SOBRASA: Surf-Salva
Soldado José Tenório de Barros Filho – Santa Catarina

Uma das palestras do simpósio da SOBRASA apresentou o Projeto Surf-Salva, que tem como objetivo ensinar surfistas a prevenir e salvar para, dessa forma, reduzir o número de afogamentos no mar.

Na ocasião foi apresentada uma pesquisa que aponta que 51% dos surfistas já presenciaram alguém morrendo na praia, 74% já participou de algum salvamento, 32% referem medo por não ter conhecimento de primeiros socorros, 46% já tiveram a oportunidade de ajudar um guarda-vidas, e 84% gostariam de participar de algum curso de primeiros socorros para afogamento. Já do lado dos guarda-vidas, 41% já foram auxiliados alguma vez por um surfista, e 84% acreditam que o surfista possa realizar um salvamento.


Para preparar o surfista são oferecidas aulas teóricas e práticas, de forma simples e objetiva, para que o surfista possa absorver o conhecimento e aplicar o aprendizado.




Veículos aéreos não tripulados: panorama atual e perspectivas para o combate a incêndio em grandes edificações
Alan Patrick Coimbra Melo

O tema da palestra atraiu muitos interessados por esta tecnologia, que está ganhando novos adeptos a cada dia. O palestrante destacou que o Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro foi o primeiro a receber autorização da ANAC para operação, por meio de uma carta de acordo operacional.

Após responder as perguntas do participantes, sugeriu que cada Organização crie um departamento técnico específico e uma equipe capacitada para operação com segurança.



Resgatécnica: A vanguarda tecnológica na Busca e Salvamento
Rafael Milo e Gabriel Duarte

Os expositores apresentaram novos equipamentos para comunicação aquática como o Sonar Siderscan (aparelho que pode ser rebocado pela embarcação com capacidade de gerar imagens do fundo oceânico) e o Navegador Artemis (que apresenta o Sonar e o GPS integrados). ROV é um robô para busca e resgate com a capacidade de pegar objetos e cortar cordas e cabos submersos evitando assim risco aos bombeiros.

Também foram mostrados equipamentos de resgate veicular da GreenLine, uma linha de produtos mais leves e com baixo nível de poluentes.


Para Busca e Resgate em Espaço Confinado (BREC) o Hasty Kit é um composto de dois detectores sísmicos, um sensor acústico com microfone embutido e câmera com haste que permite encontrar vítimas em meio aos escombros auxiliando aos resgatistas, diminuindo o tempo resposta.



A tecnologia Cristanini de Combate a Incêndio
Carmem Pettena

A empresa trouxe o equipamento Firestop 200/300, um compressor compacto ideal para primeiras intervenções em princípios de incêndio, podendo também ser colocado em veículos de pequeno porte ou embarcações.


O equipamento WJFE 300, também apresentado na ocasião, é uma máquina capaz de cortar madeira, metal vidro, concreto e outros materiais, utilizando uma lança que mistura abrasivos e água. Uma vez concluído o processo de perfuração, a água nebulizada de 350 bar (bocal de água) pelo bico, torna-se imediatamente vapor, aumentando seu volume em 1700 vezes, saturando a atmosfera e removendo oxigênio ao fogo, que diminuem tão rapidamente quanto a temperatura. Com informações: http://www.cristanini.it/eng/




Créditos: Soldado BM Maria Gabriela / Soldado BM Tainara Monteiro / Soldado BM Maraysa – CCS do CBMSC


Fotos: Soldados BM Jacques / Soldado BM Moritz / Soldado BM Glauco

XVI Simpósio de Salvamento Aquático










Acontece nesta quinta-feira (10/11) XVI Simpósio de Salvamento Aquático, no qual serão tratados assuntos referentes os trabalhos de prevenção a afogamentos e acidentes em ambiente aquático, realizados pelo país por meio de trabalhos e projetos aplicados.




O evento que acontecerá durante todo o dia no Centro de Eventos Luiz Henrique da Silveira, paralelamente ao XVI SENABOM, e será distribuído da seguinte forma:




Serão 11 palestras no período da manhã e mais 13 no período da tarde, todas de curta duração (5 minutos), nas quais os palestrantes apresentam trabalhos científicos focados na para a prevenção contra afogamentos.




Na abertura do evento o Comandante-Geral do CBMSC, Coronel BM Onir Mocellin, recepcionou as diversas autoridades, entre elas, o presidente da Sociedade Brasileira de Salvamento aquático – SOBRASA, Coronel Joel Prates; o Comandante da Marinha Portuguesa, Nuno Galhardo Leitão; o Comandante-Geral do Corpo de bombeiros Militar do Estado da Paraíba, Coronel BM Jair Carneiro de Barros, que sediará o XVII Simpósio de Salvamento Aquático. A mesa de honra contou ainda com a presença do Subcomandante-Geral do CBMSC, Coronel BM Flávio Rogério Pereira Graff e o Comandante-Geral do Corpo de Bombeiros Militar do estado do Pará, Coronel BM Zanelli Antônio Melo Nascimento.




A solenidade de abertura contou ainda com a entrega de homenagens aos representantes dos Estados de Goiás e Pará.




O Presidente da SOBRASA agradeceu a todos pela organização do evento e salientou que “é preciso unir o Brasil para diminuir o número de afogamentos” aproveitando ainda para divulgar o XVII Campeonato de Salvamento Aquático e XVII Simpósio de Salvamento Aquático, que acontecerá no próximo ano na cidade de João Pessoa, na Paraíba.








Créditos: Soldado BM Tainara Monteiro – CCS do CBMSC




Fotos: Soldados BM Jacques / Soldado BM Moritz / Soldado BM Glauco


quarta-feira, 9 de novembro de 2016

Palestrante do Chile: preparação para desastres naturais extremos






A última palestra internacional desta quarta-feira (09/11), no XVI SENABOM, trouxe a exposição do Dr. Alejandro Artigas Mac-lean, que é Superintendente do Corpo de Bombeiros de Santiago (Chile), Diretor da Junta Nacional de Bombeiros e desempenha outras atividades em ensino superior e supervisão de bombeiros no país. Ele explicou como funciona o sistema nacional de operações no Chile, contextualizando os riscos e vulnerabilidades locais.


Por sua localização geográfica (ao lado da Placa de Nazca, em constante movimentação), o grande destaque do Chile é a ocorrência de terremotos. Porém, o conferencista também atentou para ocorrências envolvendo vulcões (500 em atividade), tsunamis, enxurradas e incêndios florestais.


“A falta de coordenação mata pessoas e gasta recursos”, pontuou o palestrante. De acordo com o Superintendente, a gestão dos grupos de trabalho por meio da organização dos sistemas de comando é fundamental para o sucesso na resposta aos desastres naturais extremos. Para complementar a fala, exemplificou casos em que muitos voluntários chegaram para atuar e ajudar, com boa vontade, mas os gestores da resposta não possuíam o aparato necessário para direcionar estas pessoas ao trabalho ou mantê-las no local. Sistemas, linguagem e padronização internacionais seriam a solução para problemas como este.


Ele trouxe o exemplo da INSARAG (International Search and Rescue Advisory Group), que atua unindo 80 países estabelecendo padrões de resposta, endossados pela Organização das Nações Unidas (ONU). Saiba mais sobra a INSARAG aqui.




Créditos: Soldado BM Maria Gabriela


Fotos: Soldados BM Jacques / Soldado BM Moritz / Soldado BM Glauco



Novos produtos e tecnologias são apresentados no XVI SENABOM



SOS Sul: Alta Performance em Equipamentos para Proteção a cabeça – marca MSA

O palestrante Fernando Pessoa apresentou a história do uso do capacete, um dos equipamentos de proteção individual mais importantes para um Bombeiro.

A empresa destacou a origem e evolução do capacete modelo F1, que foi criado em 1985 na França e teve em sua evolução quatro gerações. A fabricante de capacetes MSA está presente em mais de 80 países e conta com mais de 1 milhão e 700 mil capacetes vendidos em todo o mundo.



Agrale: Viaturas Marruá 4x4

O expositor Mauro Ayres trouxe uma palestra sobre as principais modificações realizadas nos veículos com tração 4x4 modelo Marruá, da fabricante brasileira Agrale. De acordo com ele, são veículos utilitários desenvolvidos para trabalho pesado, considerando as necessidades expostas pelas corporações militares.

Entre as inovações da nova geração Marruá estão a robustez e capacidade de trabalho: desde o ângulo da abertura das portas até a flexibilidade de adaptação de um mesmo chassi para várias aplicações. Outros diferenciais necessários são a transposição de água, terrenos com rampas e inclinação lateral.



Resgatécnica: Novas tecnologias em proteção respiratória autônoma

Na exposição sobre os EPR (equipamentos de proteção respiratória) foram apresentadas as tecnologias mais recentes para compor este equipamento já conhecido do cotidiano dos bombeiros. O palestrante Felipe Vieira explicou que hoje é possível, com os novos equipamentos, integrar uma comunicação muito mais efetiva, por meio de módulos digitais.

Além de facilitar a interação entre os combatentes e os postos de comando, as tecnologias atuais permitem a inserção de sensores de movimento e câmeras térmicas, que aumentam a segurança do bombeiro e tornam o combate muito mais eficaz.



Helibrás: Helicópteros de resgate, novas soluções

Mauro Ayres, gerente de vendas da empresa Helibrás, apresentou algumas soluções para o emprego de aeronaves na atividade de salvamento.

Inicialmente demonstrou as vantagens do emprego de aeronaves e como a atividade de salvamento é realizada em outros países, como por exemplo na Alemanha, onde a aeronave chega em até 15 minutos em qualquer lugar.

Por fim, destacou que na Europa as atividades aéreas são divididas e as equipes são especialistas e realizam só uma atividade, diferente do Brasil onde há o emprego da mesma aeronave para resgate, salvamento e transporte inter-hospitalar.



Leonardo Helicópteros: Agusta Koala, a excelência no resgate

Foi apresentado pelo palestrante Eduardo Carneiro o modelo de aeronave Agusta Koala, que traz um projeto inovador na categoria de monomotores leves.

Esta aeronave amplia a capacidade dos operadores, principalmente para Bombeiros e Defesa Civil, pois apresenta em sua estrutura uma maior capacidade de transporte de carga e passageiros, tendo capacidade para transportar oito passageiros, duas macas que atendem as normas da ANAC, quatro pontos de ancoragem para rapel simultâneos e maior facilidade na flexibilidade de mudança das configurações. Essas inovações permitem uma gama muito maior de operações, transformando-se em uma aeronave multimissões.



Créditos: Soldado BM Tainara, Soldado BM Maria Gabriela, Sargento BM Ewerton - CCS do CBMSC

Fotos: Soldados BM Jacques / Soldado BM Moritz / Soldado BM Glauco