SOS
Sul: Alta Performance em Equipamentos para Proteção a cabeça – marca MSA
O palestrante Fernando Pessoa
apresentou a história do uso do capacete, um dos equipamentos de proteção
individual mais importantes para um Bombeiro.
A empresa destacou a origem
e evolução do capacete modelo F1, que foi criado em 1985 na França e teve em
sua evolução quatro gerações. A fabricante de capacetes MSA está presente em
mais de 80 países e conta com mais de 1 milhão e 700 mil capacetes vendidos em
todo o mundo.
Agrale:
Viaturas Marruá 4x4
O expositor Mauro Ayres
trouxe uma palestra sobre as principais modificações realizadas nos veículos
com tração 4x4 modelo Marruá, da fabricante brasileira Agrale. De acordo com
ele, são veículos utilitários desenvolvidos para trabalho pesado, considerando
as necessidades expostas pelas corporações militares.
Entre as inovações da nova
geração Marruá estão a robustez e capacidade de trabalho: desde o ângulo da
abertura das portas até a flexibilidade de adaptação de um mesmo chassi para
várias aplicações. Outros diferenciais necessários são a transposição de água,
terrenos com rampas e inclinação lateral.
Resgatécnica:
Novas tecnologias em proteção respiratória autônoma
Na exposição sobre os EPR
(equipamentos de proteção respiratória) foram apresentadas as tecnologias mais
recentes para compor este equipamento já conhecido do cotidiano dos bombeiros.
O palestrante Felipe Vieira explicou que hoje é possível, com os novos equipamentos,
integrar uma comunicação muito mais efetiva, por meio de módulos digitais.
Além de facilitar a
interação entre os combatentes e os postos de comando, as tecnologias atuais
permitem a inserção de sensores de movimento e câmeras térmicas, que aumentam a
segurança do bombeiro e tornam o combate muito mais eficaz.
Helibrás: Helicópteros de resgate, novas soluções
Mauro Ayres, gerente de vendas da empresa Helibrás,
apresentou algumas soluções para o emprego de aeronaves na atividade de
salvamento.
Inicialmente demonstrou as vantagens do emprego de
aeronaves e como a atividade de salvamento é realizada em outros países, como
por exemplo na Alemanha, onde a aeronave chega em até 15 minutos em qualquer
lugar.
Por fim, destacou que na Europa as atividades
aéreas são divididas e as equipes são especialistas e realizam só uma
atividade, diferente do Brasil onde há o emprego da mesma aeronave para
resgate, salvamento e transporte inter-hospitalar.
Leonardo Helicópteros: Agusta Koala, a excelência
no resgate
Foi apresentado pelo palestrante Eduardo Carneiro o
modelo de aeronave Agusta Koala, que traz um projeto inovador na categoria de
monomotores leves.
Esta aeronave amplia a capacidade dos operadores,
principalmente para Bombeiros e Defesa Civil, pois apresenta em sua estrutura
uma maior capacidade de transporte de carga e passageiros, tendo capacidade
para transportar oito passageiros, duas macas que atendem as normas da ANAC,
quatro pontos de ancoragem para rapel simultâneos e maior facilidade na
flexibilidade de mudança das configurações. Essas inovações permitem uma gama
muito maior de operações, transformando-se em uma aeronave multimissões.
Créditos: Soldado BM Tainara, Soldado BM Maria
Gabriela, Sargento BM Ewerton - CCS do CBMSC
Fotos: Soldados BM Jacques / Soldado BM Moritz / Soldado BM Glauco
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